Uma pérola guardada por gentes locais e por valores naturais surpreendentes, que apaixona cada vez mais amantes da natureza e do turismo activo e sustentável.
Situada no Sw de Portugal, a Costa Alentejana e Vicentina é a mais bem preservada zona costeira do sul da Europa. Uma pérola guardada por gentes locais e por valores naturais surpreendentes, que apaixona cada vez mais amantes da natureza e do turismo activo e sustentável.
São 110 kms de costa selvagem e cerca de 75 mil hectares de área protegida, inseridos no Parque Natural do Sw Alentejano e Costa Vicentina, banhados pelo Atlântico e temperados por mais de 300 dias de sol por ano.
A Rota Vicentina é uma grande rota pedestre ao longo da costa Sw, entre a cidade de Santiago do Cacém, com interessantes ligações ao culto do Apóstolo e às peregrinações a Santiago de Compostela, e o Cabo de S. Vicente, a Finisterra Portuguesa.
Caminhar ao longo da Rota Vicentina é embarcar numa viagem pessoal inesquecível. Cada passo seu, além de contribuir para a sustentabilidade da economia local promove uma nova consciência colectiva de preservação e reforço dos valores ambientais.
O caminho está integralmente sinalizado, pelo que poderá ser percorrido em total autonomia e segurança. Totalizando mais de 340 kms, está dividido em etapas, desenhadas para serem concluídas num único dia e que não ultrapassam os 25 kms.